Vereadores Aprovam Novos Nomes para Ruas de Matozinhos
Os vereadores da Câmara de Matozinhos aprovaram cinco projetos de lei que alteram a denominação de vias públicas na região central do município e no distrito de Mocambeiro. As propostas, de autoria dos vereadores, concluíram sua tramitação no legislativo e agora aguardam a sanção do poder Executivo para entrarem em vigor. As mudanças visam não apenas homenagear cidadãos com histórico de contribuição para a comunidade, mas também garantir direitos básicos aos moradores dessas localidades.
A importância de um nome: embora a nomeação de ruas seja por vezes vista como uma função parlamentar de menor impacto, sua relevância é fundamental para a vida em comunidade. A denominação oficial de uma via é o primeiro passo para que ela seja inserida nos mapas e cadastros oficiais, facilita sua localização e, futuramente permitirá que receba um Código de Endereçamento Postal (CEP). Com um endereço formal, os moradores passam a ter melhor acesso a melhorias e outras ações do poder público. Isso possibilita o recebimento de correspondências, contas e encomendas, além de ser um requisito para a abertura de contas bancárias, obtenção de crédito e o registro em documentos pessoais. Um nome oficial também fortalece a capacidade da comunidade de cobrar do poder público por melhorias de infraestrutura, como saneamento básico, iluminação e pavimentação. Além disso, a identificação clara de uma rua é essencial para a agilidade de serviços de emergência, como ambulâncias e polícia, e para a logística de serviços de entrega e transporte por aplicativo.
- Projeto de Lei nº 2867/2025 de autoria de Flavinho do Sítio (AVANTE). Localização e nova denominação: Uma estrada rural com 18,6 quilômetros, importante para a conexão de moradores do distrito de Mocambeiro, passará a se chamar Estrada Jorge da Jaguara. A proposta reconhece Jorge Augusto Diniz, conhecido como Jorge Leiteiro, um transportador de leite que se destacou por sua solidariedade, oferecendo carona a moradores da região que precisavam de acesso a serviços essenciais em municípios vizinhos. O projeto foi aprovado em primeiro turno na 28ª Reunião Ordinária (26/08/2025) e em segundo turno na 29ª Reunião Ordinária (02/09/2025).
- Projeto de Lei nº 2871/2025 de autoria de Carlos Biga (PRD). Localização e nova denominação: uma via pública ainda sem nome oficial, localizada na região central de Matozinhos, será denominada Rua Osvaldo Ribeiro. Falecido em 2012, Osvaldo foi um servidor público municipal por 23 anos, lembrado por sua integridade e orgulho em nunca ter faltado ao trabalho. Aprovado em primeiro turno durante a 30ª Reunião Ordinária (09/09/2025) e em segundo turno na 31ª Reunião Ordinária (16/09/2025).
-
Projeto de Lei nº 2875/2025 de autoria de Flavinho do Sítio. Localização e nova denominação: uma via pública de 100 metros de extensão no distrito de Mocambeiro receberá o nome de Rua Geraldo Pereira. O projeto homenageia Geraldo Pereira da Silva, um cidadão que marcou a comunidade prestando o serviço essencial de perfuração de fossas sépticas, numa época de infraestrutura sanitária precária, sendo lembrado por sua simpatia e solidariedade. A matéria foi aprovada em primeiro turno na 30ª Reunião Ordinária (09/09/2025) e em segundo turno na 31ª Reunião Ordinária (16/09/2025).
-
Projeto de Lei nº 2876/2025 de autoria de Flavinho do Sítio. Localização e nova denominação: no distrito de Mocambeiro, uma via pública de 80 metros será chamada Rua Juca Furtado. O "Juca Furtado", foi um motorista profissional reconhecido como um pai e marido exemplar, conhecido por sua alegria contagiante e bom humor. O projeto passou em primeiro turno na 30ª Reunião Ordinária (09/09/2025) e em segundo turno na 31ª Reunião Ordinária (16/09/2025).
-
Projeto de Lei nº 2877/2025 de autoria de César de Soné (PDT). Localização e nova denominação: a via localizada no distrito de Mocambeiro, conhecida popularmente como "Serra Danta", passará a se chamar oficialmente Rua José Gomes Ferreira. José Gomes Ferreira nasceu em Mocambeiro, formou-se engenheiro e trabalhou na COPASA, mas sempre manteve fortes laços com sua terra natal, onde possuía um sítio e convivia com a família. Aprovado em primeiro turno na 31ª Reunião Ordinária (16/09/2025) e em segundo turno na 32ª Reunião Ordinária (23/09/2025)