Audiência Pública em Mocambeiro
A Câmara de Matozinhos realizou, na noite de 17 de setembro de 2025, uma audiência pública no distrito de Mocambeiro para debater o tema “Fornecimento de água e Esgotamento Sanitário”. Solicitada pelo vereador Carlos Henrique Kaká (PP) e aprovada em plenário durante os trabalhos da 28ª reunião ordinária, o encontro ocorreu no salão paroquial da Igreja Santo Antônio e contou com a presença de vereadores, representantes da Copasa, da prefeitura e do CODEMA, além de vários moradores do distrito.
A sessão foi aberta com a leitura do requerimento que motivou o encontro, destacando a necessidade de discutir a qualidade dos serviços prestados pela Copasa em Mocambeiro. O debate foi intenso, com a comunidade expondo uma série de problemas graves e recorrentes.
A principal queixa da população é a notória piora na qualidade da água desde que o abastecimento deixou de ser feito pelo sistema Serra Azul e passou a ser realizado por poços artesianos locais. Moradores relataram que a água chega às torneiras turva, com mau cheiro, gosto desagradável e excesso de calcário, que danifica eletrodomésticos. Além disso, foram levantadas preocupações sobre o impacto da água na saúde, incluindo relatos de problemas gastrointestinais.
Outro ponto de grande reclamação foi a constante falta de água, com interrupções que duram dias e ocorrem sem qualquer aviso prévio por parte da concessionária.
Em resposta, os representantes da Copasa afirmaram que a água dos poços atende a todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Potabilidade são um conjunto de critérios físicos, químicos e microbiológicos que a água deve atender para ser considerada segura para o consumo humano. A empresa anunciou que está investindo para tornar o sistema de Mocambeiro autônomo e mais seguro, com planos para a construção de um novo reservatório e uma adutora.
Os vereadores presentes, incluindo o presidente da Câmara, Gercy Kbça (PSD), apoiaram as reivindicações da comunidade e cobraram da Copasa um serviço de qualidade, proporcional às tarifas pagas. Foi questionado o fato de o contrato de concessão com o município estar vencido e sugerida a contratação de análises independentes para a água.
Ao final da audiência, ficou clara a urgência de soluções. A comunidade de Mocambeiro e o poder Legislativo continuarão a cobrar da Copasa e do Executivo ações efetivas para resolver os problemas apresentados e garantir o direito a um serviço de água e saneamento de qualidade.
A íntegra da reunião está disponível no Youtube da Câmara em: www.youtube.com/watch?v=1gUGIxR8zNQ